Sobre o site

 

 

Com este trabalho queremos ajudar cada leitor a perceber que, mesmo diante das dificuldades emocionais, há possibilidades de superação!

 

Nossa proposta é; produzir materiais e conceder orientação profissional que favoreçam na compreensão de que: Buscar o desenvolvimento pessoal e o cuidado com a saúde são recursos indispensáveis!

CRP 06/6715/J

 

Please reload

Artigos em destaque

 

 

 

Contato

 

 

Direcionaremos suas dúvidas:

 

(11) 2598-1096
(11) 97295-0305

 

E-mail: desenvolvendopersonalidade@gmail.com

 

Atendimentos realizados nas cidades de:

 

Santo André (SP) - Centro

São Paulo (SP) - Pinheiros

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Como ajudar uma pessoa com depressão?

20.12.2016

Você sabia que a depressão é a doença mais impactante da atualidade? Que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, por volta de 450 milhões de pessoas estão passando nesse momento por um processo depressivo?


A depressão é uma doença permeada por pré-conceitos, rótulos, generalizações e minimização perante o senso comum, e muitas vezes também por amigos e familiares daquele que esta em comorbidade psíquica.
Uma das maiores dificuldade de quem sofre com a depressão, esta em lidar com a forma muitas vezes “despreparada” do meio em que ela esta inserida.
Psêudoajudas como: “Sai dessa”, “Tem pessoas com problemas muito piores que o seu”, “Levanta daí, vai arrumar o que fazer que isso passa” ou “é frescura e corpo mole para não trabalhar”, são exemplos de como um pré-julgamento ou uma “intenção” de auxilio pode agravar o processo depressivo e até mesmo impulsionar uma ideação suicida.


A pessoa com depressão apresenta uma visão distorcida do contexto vivencial potencializando sempre o lado intimista e negativo das situações.
A Anedonia (perda da capacidade de sentir prazer, motivação e desejo de realizar tarefas, trabalhos e se relacionar com o meio), ganha mais destaque quando não existe um apoio da família e amigos perante a comorbidade, e principalmente quando se coloca em crédito o sofrimento de quem esta deprimido.

 

O que fazer pra ajudar?
Se você convive com algum familiar ou amigo com depressão, acima de tudo seja EMPÁTICO, se coloque no lugar dessa pessoa. Será que você gostaria de ser tratado da mesma forma que esta tratando essa pessoa?
Incentive-a procurar auxilio médico e psicológico, mostrando que a depressão tem cura, mas que é necessário, assim como outras doenças, de auxilio profissional especializado.
A psicoterapia cognitivo comportamental é muito eficaz no tratamento da depressão, auxiliando o paciente na reestruturação dos seus pensamentos negativos, combatendo a anedonia e criando em parceria com o paciente, um roteiro estruturado de tratamento, visando a melhora dos sintomas.
A depressão tem cura, para isso é necessário uma união de esforços entre: tratamento médico + tratamento psicológico + apoio da família e amigos.

 

 

 

Please reload