A forma que você pensa está ligado a como você se sente


Sabia disso? Quando você se sente deprimido ou ansioso, por exemplo, aquele sentimento é apenas o resultado final de um pensamento disfuncional (que não funciona), se você se ater aos fatos irá perceber que aquele sentimento vem logo em seguida de alguma situação que você interpretou de uma forma totalmente negativa, por exemplo: "Nunca conseguirei realizar aquele trabalho", automaticamente o seu sentimento será de aborrecimento e melancolia. Chamamos esse pensamento que te faz mal de "pensamento automático", ele vem sem ser chamado, direciona todo o seu humor e consequentemente as suas ações perante aquele determinado evento.

Nós psicólogos chamamos isso de modelo cognitivo, que faz parte de uma das linhas da psicologia chamada de Cognitivo Comportamental.

A boa noticia é que existem maneiras de conseguir transformar esse pensamento automático em funcional, te ajudando a perceber a origem dos pensamentos e te auxiliando a validar outras possibilidades mais justas pra você mesmo.

Mudando o pensamento, possivelmente você se sentirá melhor e consequentemente suas ações serão modificadas também.

A questão não é "olhar para o lado positivo da situação", mas sim olhar para o lado REALISTA do seu contexto e promover outras percepções que te façam direcionar a sua vida de uma forma mais satisfatória e honesta pra você.

Estou falando de uma nova construção, um novo aprendizado que precisa acima de tudo da sua vontade e iniciativa de mudar.

Pense nisso, a mudança é sempre endógena (de dentro pra fora), nunca de fora pra dentro (exógena).

Boa reflexão!

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