
A fascinação e a tendência que todos nós temos pela busca da inovação é impressionante! Busca-se a mudança de emprego, de carro, da casa, do aparelho celular, e até de pessoas!
Esta importante inclinação para a mudança é iminente não somente nestas coisas listadas, mas nos aspectos da subjetivação; no perceber e viver a vida.
Neste movimento de inovação, é bem frequente que as mudanças buscadas tenham a ver, de alguma maneira, com a necessidade da “renovação da mente”; dos processos e suas representações. Talvez seja mais visível as mudanças externas do que internas, e sendo mais entendidas são mais praticadas.
Por isso que chamamos a atenção para a mente*, e o quanto ela precisa passar por uma “faxina”, uma renovação; ser limpa da sujeira, isto é dos maus processos que nos levam ao pessimismo, da culpabilização pessoal e alheia, da inércia e estagnação. Reorganizar a mente significa se ocupar com a ressignificação, é nutrir a alma com motivação e desenvolvimento pessoal, é destinar o significado saudável das coisas, pessoas e/ou acontecimentos, é não se tornar ou permanecer na condição da “terceirização da responsabilidade”.
Você têm se ocupado da inovação? Da reorganização?
Fica aqui o convite!
* A mente, (nomenclatura dada para uso neste texto) é o centro dos pensamentos e emoções, também significa: pensamento e conhecimento.
#vida #existência #Ressignificar #DiegoNarcizo #Psicanalista #emSantoAndré #noABC #Psicanalise #Freud #analiseexistencial