Três passos para o início da superação de um problema

07.10.2015

 

Viver é maravilhoso! E ter problemas é uma contingência que todos estão sujeitos. Já ouvi pessoas dizerem que se sentem desoladas e completamente derrubadas por estarem enfrentando um problema, e que não sabem o que fazer para solucioná-lo.

Pensando na prática clínica, eu visualizo algumas etapas importantes que ajudam iniciar o processo de “ressurgimento”, se me permitem falar assim. E porque uso essa palavra tão emblemática? Para expressar as experiências daquelas pessoas que vivem o fenômeno das “forças esgotadas”.  Vamos refletir então sobre três passos:

 

Primeiro passo: Se há um problema, há um tipo problema!

 

Pois é, podemos não gostar, ignorar, rejeitar etc, enfim. Mas esta atitude não ajuda em nada, não é? Mas está bem, reconheço que estas medidas têm um efeito paliativo-momentâneo, que pode sim minimizar aquele stress que passamos, mas bem sabemos que isso dura pouco tempo.

 

Passando a reconhecer que há algo que atrapalha sua vida, (que aqui estamos nomeando como problema), é necessário também não banalizá-lo, isto é, não diminuí-lo e tampouco aumentá-lo. Portanto, desenhe, reflita e defina o problema do tamanho que ele é, pois caso você estiver desvirtuando o tamanho real da situação que está enfrentado, isto indicará o desnível que está sua interpretação e quiçá sua viva.

 

A avaliação é subjetiva, não é feita exclusivamente por terceiros (ainda que deva sim pedir auxílio). O fato é que será necessário aprender a fazer este exercício.

 

Segundo passo: Busque ao menos uma primeira alternativa simples

 

O que é um problemão, senão uma soma de pequenos probleminhas? Esta equação se torna simples quando exemplificamos: uma pessoa tem um problema sério de relacionamento, mas isto não foi definido de um dia para o outro, foi acontecendo algumas coisas que fez a situação se instaurar; como a falta de diálogo, a elevação da voz (grito), falta de cumprimentos etc, que são coisas pequenas (como diz os mineiros: bobices uia), mas que se transformaram em um problema de relação.

 

Isto nos leva a perceber que a concretude de situações favoráveis ou não se estabelecem por processos. Em outras palavras, “é de grão em grão que a galinha enche o papo”, ou seja, as simples ações somadas às dezenas de outras, poderão se tornar alternativas eficientes!

Com as informações do primeiro passo e deste segundo, creio ser viável buscar pequenas alternativas, vá em frente e use sua imaginação, criatividade e seja humilde.

 

Terceiro passo: Paciência. Com quem? Com você!

 

Ás vezes passa por nossa mente que somos incompetentes. O pior é quando acreditamos nisso!

Tem quem possa ler estes passos e dizer: imagina, eu não vou conseguir, se fosse fácil eu faria até mais que isso. Percebe o movimento de quem acredita que é incompetente? Se parece com o da impaciência e intolerância a si e de sua condição.

Esperto é quem pretende subir uma escada e para isto planeja utilizar os degraus! (não vale o elevador hem). Se realizasse um processo compatível com o seu ritmo você estaria se respeitando e se entendendo! Isto é possível!

Alguns vão subir a escada mais devagar, outros vão se apressar, outros vão subir e descansar. E o seu ritmo, é parecido com um destes?  Seja qual for, respeite-o! Respeite-se!

Acredite e dê os seus passos!

 

PS: Deixe seu comentário, sua opinião, vamos conversar mais sobre isto...

Please reload

Sobre o site

 

 

Com este trabalho queremos ajudar cada leitor a perceber que, mesmo diante das dificuldades emocionais, há possibilidades de superação!

 

Nossa proposta é; produzir materiais e conceder orientação profissional que favoreçam na compreensão de que: Buscar o desenvolvimento pessoal e o cuidado com a saúde são recursos indispensáveis!

CRP 06/6715/J

 

Please reload

Artigos em destaque

 

 

 

Contato

 

 

Direcionaremos suas dúvidas:

 

(11) 2598-1096
(11) 97295-0305

 

E-mail: desenvolvendopersonalidade@gmail.com

 

Atendimentos realizados nas cidades de:

 

Santo André (SP) - Centro

São Paulo (SP) - Pinheiros

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon