Quem controla a sua vida?


Já se fez essa pergunta? Em muitos momentos temos a impressão de que o controle da vida está seguro e bem guardado nas suas devidas proporções. Costumo dizer que na psicologia e principalmente na linha que eu sigo (cognitivo comportamental) as ações falam muito mais do que o discurso. Acreditamos muitas vezes que estamos 100% com o domínio de toda condução e escolha daquilo que vivemos.

Mas todas as vezes que você fala “sim” querendo dizer “não”, que você se mantém em situações, rotinas e relações que não te satisfaz mais (ou que nunca te satisfez), você está automaticamente delegando o controle da sua vida para outra pessoa. É muito confortável deixar que alguém decida por você, se “deu certo” você assumira o mérito como seu, mas se “deu errado” a culpa será sempre do outro que interferiu no controle da situação e te impediu de ter sucesso.

Cada vez que você delega esse poder a terceiros os votos de fidelidade consigo mesmo são enfraquecidos, gerando pensamentos automáticos, crenças e ações que te condicionam a acreditar que você não é e nunca será capaz de ter o controle da sua vida.

Trabalho, casamento, namoro, estudo. O que de fato você escolheu? Quantas coisas na sua vida talvez não tenham sido feitas em detrimento de terceiros ou são mantidas por receio e medo de tomar o poder de volta para si?

O trabalho do psicólogo também é de te auxiliar nas percepções do contexto que você está vivendo, te potencializando e encontrando junto com você os possíveis motivos que te façam delegar o controle para outras pessoas.

Não se limite a apenas reclamar daquilo que você permite, dar um passo novo é uma das alternativas.

AGENDE SUA CONSULTA

Telefone: (11) 2598-1096
WhatsApp: (11) 2598-1096

ATENDIMENTO:

ON-LINE E PRESENCIAL

Rua Tabaiares, 242 - Vila Santa Teresa - Cep: 09030-360

Próximo ao Hospital Brasil e Shopping ABC