Qual a diferença entre psicoterapia e terapia?

Comumente escuto muita gente falando que "vai ao terapeuta" ou "vai na terapia".

A palavra Terapia tem um sentido extremamente amplo, onde engloba inúmeras possibilidades dentro do leque de opções em: servir, ajudar, cuidar, zelar, ou tratar alguém.

Todas essas possibilidades estão direcionadas ao indivíduo como um todo, ou em áreas mais específicas tais como: Massoterapia , terapia holística, arte terapia e por ai vai. A psicoterapia é executada por profissionais licenciados junto ao conselho de Psicologia, para prover tratamentos aos distúrbios e transtornos mentais. As modalidades possíveis são: psicoterapia extensa, psicoterapia breve e aconselhamento psicológico clínico. Outros profissionais podem prover apenas aconselhamento não clínico.

A psicoterapia é uma terapia voltada exclusivamente para os cuidados e promoção da saúde mental , quando se abrevia e generaliza o tratamento psicoterápico como apenas "terapia" , você está de certa forma descentralizando a compreensão de que os cuidados do Psicólogo não se concentram essencialmente no psiquismo, mas em todas as outras partes do corpo humano. Claro que o homem é um indivíduo completo, biopsicossocial, que deve ser tratado como um todo, mas a linha de intervenção do psicoterapeuta sempre será via de regra, através da forma e das possibilidades que se apresenta o psiquismo humano e individual. Refletindo!

AGENDE SUA CONSULTA

Telefone: (11) 2598-1096
WhatsApp: (11) 2598-1096

ATENDIMENTO:

ON-LINE E PRESENCIAL

Rua Tabaiares, 242 - Vila Santa Teresa - Cep: 09030-360

Próximo ao Hospital Brasil e Shopping ABC