Como você lida com o fracasso?


Se você parar pra pensar, vai perceber que a grande maioria de tudo que já teve de ganho na sua vida foi consequência de algumas tentativas e vários fracassos também. Tentou por muitas vezes entrar naquela empresa, insistiu após seguidas recusas daquela pessoa desejada, implementou novos caminhos para conseguir aquilo que queria. Enfim, porque será que é tão difícil lidar com o fracasso? O fracasso pode tomar dois caminhos distintos:

a) Aquele que te desafia e te da um empurrão para conseguir enviar esforços para novamente tentar o êxito; ou

b) gerar um pensamento automático de que você não é capaz, pois se fracassou uma vez possivelmente fracassará de novo.

Como que se você estivesse sempre fadado a ser um fracasso por não ter conseguido seu êxito em determinada tentativa.

Vamos refletir que esse tipo de pensamento automático, te condicionará para crenças nucleares que te farão acreditar que: "já fracassei uma vez, é inútil tentar novamente".

Perceba que esse tipo de construção de pensamento apenas reforçará que você não é capaz e te manterá sempre nas mesmas imobilidades vivenciais.

Potencializar as suas capacidades, validar os seus pensamentos automáticos e te auxiliar a construir novas crenças nucleares é um dos papeis do psicólogo.

Como disse certa vez Thomas Edson (cientista que inventou a lâmpada após aproximadamente 25 mil tentativas):

"Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito perto da linha de chegada."

Vamos refletir?