A dificuldade de lidar com a morte

26.06.2015

 

A morte é a única certeza da vida, cada vez que se perde alguém, se perde tudo aquilo que essa pessoa poderia te oferecer, fazer ou ser na própria vida e principalmente na vida daqueles que tinham afeto pela aquela pessoa. Lidar com perdas nunca foi a maior das facilidades humanas, sempre me pergunto o porquê daquele ditado famoso "Morreu virou santo". Porque será que somos tendenciosos a supervalorizar as qualidades quando elas não mais estarão aqui para serem vividas?

 

Cito a morte, mas me refiro também a todo tipo de perda, o ser humano em via de regra, não consegue trabalhar muito bem a ideia e conceito de perda e finitude. Separações conjugais, perda de emprego... parece tudo muito definitivo.

 

Em psicologia costumo dizer que o luto para ser vencido precisa acima de tudo ser VIVIDO, SOFRIDO E SUPERADO, acredito que postergar o luto e a dor da perda (de qualquer natureza), irá apenas prolongar o sofrimento (“A de eterno”).

 

Vamos pensar que perceber as perdas como processo natural da existência humana é uma forma fidedigna de lidar com o manejo da dor da perda, não se matura aquilo que se nega, não se ressignifica aquilo que não se pensa e não se fala.

 

Se o seu "luto" nunca se transforma numa saudade e persiste em se manter como uma ferida jorrando melancolia, reflita na possibilidade de procurar auxilio profissional. O psicólogo esta preparado para aceitar, acolher e trabalhar toda a sua dor, independente do motivo, tamanho ou consequência.

 

Vamos refletir?

 

Please reload

Sobre o site

 

 

Com este trabalho queremos ajudar cada leitor a perceber que, mesmo diante das dificuldades emocionais, há possibilidades de superação!

 

Nossa proposta é; produzir materiais e conceder orientação profissional que favoreçam na compreensão de que: Buscar o desenvolvimento pessoal e o cuidado com a saúde são recursos indispensáveis!

CRP 06/6715/J

 

Please reload

Artigos em destaque

 

 

 

Contato

 

 

Direcionaremos suas dúvidas:

 

(11) 2598-1096
(11) 97295-0305

 

E-mail: desenvolvendopersonalidade@gmail.com

 

Atendimentos realizados nas cidades de:

 

Santo André (SP) - Centro

São Paulo (SP) - Pinheiros

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon