Timidez ou dificuldade de expor sentimentos?


Muito frequentemente na vida social, percebemos que quando alguém não se coloca, não infere a sua opinião e não interage com o meio, imediatamente as pessoas falam: "Deixa, fulano é TÍMIDO, esse é o jeitão dele".

Muitas inabilidades emocionais podem se esconder através dos rótulos sociais; tímido, palhaço da turma, explosivo etc, etc.

Sim, fulano pode ser tímido (esse pode ser o jeito dele), mas também não podemos anular a possibilidade dele não conseguir se relacionar.

Vamos pensar que expor sentimentos e ser reforçado por todo o meio de que "fulano" é tímido, acaba sendo uma conveniente maneira de se acomodar na problemática a absorver o rótulo como culpado pelas dificuldades em lidar com a exposição.

Como saber se você é tímido ou se existe uma inabilidade emocional por trás disso?

O mediador sempre será o SOFRIMENTO PSÍQUICO, se você não percebe nenhum tipo de prejuízo ou incomodo pela sua forma de se relacionar com o meio, acredito que tudo possivelmente esteja bem. Agora, se a sua forma de lidar com o meio te traz angústias, lamentações, sentimento de impotência, aborrecimento, baixa autoestima e sofrimento emocional, penso que seria interessante você avaliar a possibilidade de ter uma ajuda profissional.

Você não precisa se acostumar ou se acomodar naquilo te traz sofrimento, nunca é "tarde demais" para promover um novo começo, a ciência não pode te dar garantias de nada, a mudança dependerá muito mais de você do que do profissional, mas tomar a iniciativa de pensar em mudar esse contexto de vida é sempre um sopro de vida diferente.

Vamos refletir?

AGENDE SUA CONSULTA

Telefone: (11) 2598-1096
WhatsApp: (11) 2598-1096

ATENDIMENTO:

ON-LINE E PRESENCIAL

Rua Tabaiares, 242 - Vila Santa Teresa - Cep: 09030-360

Próximo ao Hospital Brasil e Shopping ABC